top of page

HELLO.

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me and you can start adding your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

This is a great space to write long text about your company and your services. You can use this space to go into a little more detail about your company. Talk about your team and what services you provide. Tell your visitors the story of how you came up with the idea for your business and what makes you different from your competitors. Make your company stand out and show your visitors who you are. Tip: Add your own image by clicking on the gallery and then clicking Organize Images.

O que é o 33° Congresso da CLAG?

 

Em maio de 2015, a cidade de Fortaleza, no estado do Ceará (BRASIL), receberá a 33ª edição da Conference of Latin Americanist Geographers (CLAG). Com a temática 'Interfaces do Espaço Latino Americano', o evento pretende estreitar os laços entre as geografias da América Latina, permitindo uma troca/complementação saudável de ideias e conhecimentos entre os geógrafos e aprofundar perspectivas de estudo regionais em fronteiras comuns ou integradas por temáticas renovadas. A Universidade Federal do Ceará, com apoio do CNPq e da comunidade geográfica brasileira, reúne pela primeira vez, os estudiosos da CLAG em um fórum privilegiado às abordagens que permeiam os campos temáticos das geografias latino-americanas. Da versão brasileira desse encontro, concebido aqui como um Congresso Internacional, emerge articulação de grandes temas em 6 eixos de apresentação de trabalhos (comunicações orais  e painéis),  para que possam ser aprofundadas  as reflexões sobre uma “Geografia da Latinidade”;  projeção de uma confluência investigações, capazes de sintonizar o diálogo entre diferentes grupos de pesquisa nacionais e internacionais. A CLAG é, portanto, a representação do amadurecimento continental da Ciência Geográfica, no contexto da segunda década do Séc. XXI.

 

O 33º Congresso da Conference of Latin Americanist Geographers (CLAG) será realizado, na Universidade Federal do Ceará – Campus do Pici, em Fortaleza-CE - entre os dias 26 a 30 de Maio de 2015, contando com seções coletivas centrais, denominadas “Simpósios” e Apresentações de trabalhos científicos, expostos na forma de Painés e Comunicações Orais, inscritos em 6 Eixos Temáticos. Também fará parte do evento atividades simultâneas e complementares: Homenagens a Professores Convidados e Premiados; “Meeting” de Pesquisadores visando acordos institucionais, Roteiros Urbanos e Regionais de Trabalho de Campo.

 

 

 

Sobre a CLAG

 

A Conference of Latin Americanist Geographers (CLAG), fundada em 1970, foi a primeira organização de especialistas, entre os geógrafos da Associação Americana de Geografos (AAG), a criar uma estrutura independente com associados no estudo de uma temática específica. O objetivo central da CLAG é estimular a pesquisa sobre a geografia da América Latina, por meio da realização de simpósios científicos, do fomento aos projetos em parceria regional e da veiculação de seu periódico de referência: Journal of Latin American Geography (JLAG). Este é comercializado pela University of Texas Press (para consultar veja Project Muse: http://muse.jhu.edu/journals/journal _of_latin_american_geography/). A Conferência também publica um newsletter em intervalos regulares (acervo de 2006 até o presente e disponível em http://clagscholar.org/publications/ newsletter/). Também mantém uma lista de discussão entre os seus membros (CLAGnet).

 

Entidade hoje é composta de uma diretoria com diretor executivo, presidente e vice-presidente e um grupo de conselheiros (“Board of Directors”), eleitos a cada três anos. A organização mantêm contatos estreitos com a Latin America Speciality Group da Associação Americana de Geógrafos. A CLAG não se restringe a membros norte-americanos; dela também participam membros dos demais países latino-americanos.  E a grande expectativa, a partir da 33ª edição, é a filiação de um conjunto significativo de participantes brasileiros; sejam eles geógrafos ou pesquisadores de áreas afins. O Evento do 33º congresso, portanto, é a grande vitrine de reconhecimento de sua proposta acadêmica. 

bottom of page